Atualização Nº 2

Coifa é um tipo de estrutura aerodinamicamente disposta no extremo superior do foguete, com o intuito de minimizar os efeitos de resistência ao movimento (força de arrasto) tal como proteger a carga útil dos efeitos de voo. Em alguns casos, a coifa pode envolver não apenas a carga útil, como também toda ou parte do último estágio do foguete. Sua construção pode atender as seguintes características:

- Formato cilíndrico abaulado ou cônico;
- Composta por duas (ou mais) partes longitudinalmente simétricas;
- Fabricada com materiais leves como: alumínio ou materiais compostos.

As partes de uma coifa podem ou não se separar. A separação acontece após ultrapassado os limites da atmosfera, a carga útil é exposta e preparada para atender sua finalidade. Os formatos geométricos de uma coifa são apresentados na figura.




A respeito do projeto em conjunto com a Kosmos, que se trata de um protótipo de foguete, espera-se um alcance entre 1 km a 3 km, portanto a coifa não exige a utilização de um material muito resistente termicamente, mas que tenha um baixo peso (menor que 10% do peso no foguete), custo reduzido e de fácil manuseio.

Uma das opções mais cogitadas pelo grupo no momento é a da utilização de fibra de vidro na fabricação da coifa, devido às seguintes propriedades do material:

- Leveza;
- Fácil reciclagem;
- Não apodrecimento;
- Baixa condutividade térmica;
- Baixa porosidade;
- Baixo custo de acabamento;
- Baixo custo de manutenção;
- Alta resistência a agentes químicos;
- Resistência mecânica elevada;
- Características elétricas;
- Incombustibilidade;
- Estabilidade dimensional;
- Compatibilidade com matrizes orgânicas;
- Permeabilidade de Dielétricos.

Apesar da fabricação da coifa em fibra de vidro ainda estar em processo de avaliação de viabilidade pela equipe, o material já é um forte candidato para a produção da peça final.

Comentários

Postagens mais visitadas